X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Stella Hoff - Aprenda a costurar sem sair de casa!

Quem é o seu maior concorrente?

Quanto tempo você dedica em estudar seu concorrente, o que ele anda fazendo, preços, modelos, enfim, será que você esta fazendo a coisa certa? Com qual concorrente você se compara?

Por Stella Hoff dia em Empreendedorismo

Quem é o seu maior concorrente?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp


Quanto tempo você dedica em estudar seu concorrente, o que ele anda fazendo, preços, modelos, enfim, será que você esta fazendo a coisa certa?
Com qual concorrente você se compara?

Bom, quando o assunto é concorrência ja podemos imaginar que vem polêmica por ai neh, afinal, existe um ramo mais competitivo que o da costura?
Acho que não, você deve ter pensado…
Mas sinto lhe informar que a concorrência existe e não é só no mundo da costura, principalmente a concorrência desleal, aquela que vende a mesma coisa que você por metade do preço ou que ta sempre na sua cola querendo beber da mesma fonte que você.
Mas não to aqui para causar polêmica, intriga ou qualquer coisa do tipo, porque não podemos perder muito tempo falando dessa concorrência, porque no final, temos um concorrente mais forte que todos e posso considerar esse concorrente o mais implacável, o que é capaz de te dar a maior rasteira de todas e quando você perceber, ja ser tarde demais.
Stella, para de rodeios, fala logo quem é esse vilão!

NóS Mesmos!!!!


Anh? Eu li ate aqui para ouvir você dizer que eu sou o meu maior e mais implacável concorrente. “Cê ta dy brincadêraaaaa”
Pior que não to.
Juro que vou tentar não me estender muito no assunto e que tentarei te ajudar a lidar com esse concorrente da melhor maneira possível, mesmo que não concorde comigo, leia até o fim!!!!

Usamos de diversas táticas de auto sabotagens para não crescer, dar desculpas e nos tonarmos vitimas da situação, o que nos impede de ir pra cima.
Algumas delas:
Você perde tempo olhando o que outro esta fazendo, um tempo precioso que estaria criando ou fazendo uma gestão correta do seu negocio, marketing ou até mesmo lavando a louça, =P
Você acredita que a pessoa X esta fazendo sucesso porque ela tem sorte ou porque tem os contatos certos…
Você esta sempre preocupado demais com o que o outro esta fazendo, e nunca mas nunca mesmo sobra tempo para cuidar das suas coisas.
Você ja pensou em desistir porque ninguém te leva a serio e a costura nem ganha tanta grana assim…
A culpa de não estar dando certo não é sua, alias, a culpa é sempre de alguém.
Você ja sabe de tudo, não precisa aprender mais nada…
Seus pensamentos fazem você acreditar que nem adianta tentar, que nada vai dar certo, afinal, você ja tentou de tudo…

Percebe como esse seu concorrente pode te derrubar?
Cara, isso é sério, a nossa mente vai nos dominando, e de repente, a gente se pega na cama, doente, com medo de não dar certo, triste por não ter apoio, ou com aquela sensação: Porque fulana consegue e eu não? Eu ja tentei até fazer as mesmas coisas que ela faz, mas não rolou…

Calma, tem solução. Podemos recuperar o controle da nossa vida, alinhar nossos sonhos com propósito, podemos encontrar pessoas que nos apoiem, que nos levantem no meio de nossa caminhada e nos de animo para prosseguir. (Eu tenho uma família que me apoia, mas nem sempre foi assim, e quando pensava que estava sozinha, Jesus me mostrava que estava ali comigo, nunca se sinta só)

A solução que quero sugerir a você é fazer como grandes empresas fazem não só quando estão começando algo novo, mas sempre que precisam adquirir diferenciais e novas habilidades que é a analise SWOT.
Analise o que?
SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

E usamos ela primeiro para um auto-conhecimento, primeiro precisamos nos conhecer e entender quais nossas desculpas, o que tem nos impedido de ter resultados, o que temos feito que precisa parar, qual o comportamento estamos tendo diante das situações, estamos agindo com frieza e maturidade diante do que requer frieza e maturidade? Estamos agindo com muita emoção onde não é para existir emoção? Podemos usar a Analise SWOT não só no nosso negocio, podemos usar ela até na nossa casa.
Vamos fazer um exercício. Observe a foto abaixo.
Quem é o seu maior concorrente?


Agora, pegue uma caneta e um papel e escreva quais suas forças, o que vc faz de bom, ou que vc ja fez de bom e por algum motivo parou. Quais suas habilidades que podem ser consideradas como forças, (ex: habilidade para fazer peças lindas ou organizar as encomendas, enfim, tudo que você acredita ser um diferencial, algo bom, SE VALORIZE aqui…)
Agora escreva suas Fraquezas: dificuldade em vender, tem medo de não dar certo, timida… perde tempo demais nas redes sociais, da importância demais ao que os outros dizem sobre o seu trabalho, não sabe administrar o tempo…

Feito isso, agora vamos a segunda parte.
Vamos analisar as oportunidades: Moro num prédio movimentado, conheço muitas mães da escola das crianças, eu tenho um produto diferente que soluciona um problema e é exclusivo… faço academia e conheço um monte de pessoas que querem algo para levar sua alimentação saudável, seu marido conhece muita gente do trabalho, moro numa cidade turística… Coisas do tipo, tudo que você acredita que pode ser OPORTUNIDADE.

E ó, aqui, você precisa se desligar e começar a pensar em tudo, grandes OPORTUNIDADES podem ser encontradas em pequenos detalhes… e cuidado para não confundir Oportunidade com Oportunismo!

E por ultimo, mas não menos importante, vamos analisar as Ameaças.
Podemos colocar as ameaças coisas do tipo: Quero vender na praia, mas tem fiscal, preciso de autorização… (como fazer para obter isso)
Quero participar de um bazar, qual horário? Qual local? Como é a divulgação? Quem é o publico? É fácil acesso? Pega internet?
Como é a organização do evento? Enfim… analisar sempre os prós e contras, existem muitas artesãs fazendo a mesma coisa que você… ela aceita cartão e você não, você consegue produzir mais em menos tempo? Quais seus comportamentos que podem se tornar uma ameaça? Você é explosivo, compra briga com todo mundo? Não consegue administrar suas finanças, compra todos os tecidos lindos e não tem coragem de cortar…
(percebe como coisas até que pequenas com o tempo podem se tornar ameaças ao seu negócio?)

Comportamentos, pensamentos, administração, criatividade, otimismo, pessimismo, planejamento, fé, gentileza, enfim, devemos trabalhar nossos pontos fortes para que eles se sobressaiam sempre mais e mais, e devemos trabalhar nas fraquezas e ameaças para que as fraquezas virem ponto forte e as ameaças se tornem oportunidades.
O que é uma ameaça quando o assunto é com outra empresa, (artesã) você deve pensar, o que deve fazer para que isso se torne uma oportunidade para mim, as coisas se encaixam sabe?
Comece se analisando, e depois analise seus concorrentes.

Não se compare com quem faz as coisas errado, (ou que você acredita ser errado), fulana faz, vou fazer também…
Não. Fulana faz, não gosto, não preciso me igualar.
Não é porque seu concorrente trabalha prejudicando o outro que você deve se comparar a ele para fazer igual, seus valores e princípios devem ser bases sólidas para você nunca perder sua essência.

Não é porque a China que muitas vezes usa mão de obra escrava para produzir em larga escala vende peças a 1,99 que eu vou me igualar usando o mesmo material, fazendo as mesmas peças…
Entenda, produtos industrializados não devem ser considerados concorrentes, por mais que pareça que eles sejam, por mais que alguns tipos de clientes queiram jogar isso na nossa cara, não precisamos nos comparar com o produto deles, nem usar materiais que barateiem nosso produto por conta disso, para nos igualarmos a eles.

Não se compare com o outro, se compare com você ontem, compare seu trabalho com seu trabalho anterior, se a cada peça seu acabamento melhora, suas costuras melhoram, você esta no caminho certo, busque sua evolução, busque entender o que fazer para ser diferente dos demais, se não ha evolução, Recalcule a rota e busque entender o que precisa fazer para lapidar seu diamante!

Moda é bom, moda é tendência, mas ser diferente, ter sua identidade em suas peças é muito mais da hora! (No meu ponto de vista e como ja conversei com algumas pessoas, sejam clientes, amigas e alunas, as ideias batem, então não me sinto um ET por isso, rsrs)

Bom, esse post foi meio extenso, mesmo eu tentando resumir, mas parece que quando começo escrever as ideias vão fluindo e fluindo, não tenho controle dos meus dedos, eles só obedecem o que minha mente dita nessa hora.
Mas espero que isso te ajude, que você entenda que auto conhecimento, planejamento, clareza, pensar fora da caixa as vezes podem te ajudar a alcançar lugares mais altos.

Busque seu melhor, seja sua melhor versão todos os dias!
Vamos elevar o valor da nossa arte com a nossa essência, que essência é algo que ninguém nos tira!!!!

E se leu até aqui, de 3 pulinhos, corridinha parada, grita: EU LI, bate palma 2x. Comentaaaaaa e convida as amigas para ler também, afinal, o que é bom merece ser compartilhado, vamos nos ajudar!

Beijossssss

P.S: Participe da Primeira Semana viver de Costura, vai rolar entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro e vai ser irado demais, porque eu acredito que é possível e quero ajudar mais pessoas a acreditarem comigo!!!
Clica aqui ó:

SE CADASTRE!!!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: