X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Stella Hoff - Aprenda a costurar sem sair de casa!

Aulas de costura para crianças

Você sente muita vontade de ensinar crianças a costurarem mas não sabe por onde começar? Separei algumas dicas para aproveitar as férias e tirar esses planos do papel.

Por Stella Hoff dia em Empreendedorismo

Aulas de costura para crianças
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Oie genty, bom dia, boa tarde, boa noite!!!

Bom, enquanto eu editava a entrevista da Dudinha, a mini costureira de 11 anos, eu tive a ideia de criar uma série de posts para ajudar você que esta pensando em dar aula de costura para crianças, a série: Tem Criança na Costura.
Antes de começar a ler esse post, se ainda não viu a entrevista, CLICA AQUI PARA CONFERIR!

Como ja tive essa experiência show, e muita gente ainda me pergunta sobre o assunto, resolvi fazer essa série para ajudar quem tem vontade mas não sabe por onde começar, quem tem duvidas de como fazer, o que ensinar, enfim...

Então, bora para as dicas:

-Faça uma aula experimental com algumas meninas, não muitas, porque você precisa dar uma atenção maior para elas. (quanto menor o numero de alunas, mais facil para você).

- Ó, falei meninas ali em cima, porque o interesse pela costura é maior entre as meninas, mas MENINOS também podem, e eles também são concentrados e caprichosos e tem varias peças que eles podem fazer para usar, então, sem preconceitos, ok? 

-Idade ideal para mim é a partir dos 8 anos, porque ja são maiores, tem uma coordenação motora melhor, mas nada impede de fazer isso com crianças de 5 anos também, tenho várias amigas que ja ensinam suas filhas com essa idade, aqui Julinha ja treina costura reta.

-Na primeira aula, prepare exercicios de costura reta, ensine o caminho da linha na maquina, retrocesso, e dê dicas de segurança, não coloque medo nas crianças, apenas mostre que a costura, embora divertida, não é brincadeira, que é preciso tomar certos cuidados para não se machucar.

-Prepare aulas práticas e rápidas, apenas com costuras retas, pelo menos no começo.
As crianças se distraem e perdem o interesse com facilidade, ver uma peça tomando forma, ajuda a manter a concentração para terminar logo, e aulas muito longas são cansativas, então, atenção ao tempo das aulas.

-Se a criança não alcança o pé no chão, coloque uma caixa no chão e o pedal em cima, isso vai ajudar a alcançar o pedal.

-Não deixe que elas usem o ferro de passar, a não ser que a mãe autorize, mas EVITE, mas enquanto estiver usando o ferro, faça a aluna ficar ao seu lado vendo como se faz, assim, quando estiver costurando em casa com a mãe, com a avó, enfim, vai saber pedir ajuda para o que precisa.

-Risque a peça no tecido e ensine a cortar na linha riscada, mas se quiser ganhar tempo, deixe tudo cortado.

-Quando a aluna estiver com dificuldade em costurar uma peça, risque onde deve costurar, é mais facil seguir a linha, e se estiver chegando no fim da aula e ela ja estiver cansada, ajude a terminar.

-Ensine a usar o descosturador e ensine que esse é o melhor amigo da costureira, que ela vai usar para o resto da vida, rsrs

- Deixe as crianças escolherem a combinação de tecidos, e se precisar, mostre opções que combinem melhor e mostre o porque, mostre os tecidos do lado e peça a opinião, afinal, você pode dar dicas, mas quem manda e escolhe é ela, e sempre dê dicas de como combinar. (Combinação é como costurar, exige treino)

- Não exija tanto das crianças, o objetivo delas na aula é se divertir, mostre sempre no que pode melhorar, mas mostre que a concentração e capricho é fundamental, tudo na vida é treino e a cada peça, você vai notar essa evolução.

- A hora do lanche é a hora mais feliz, se divirta comendo coisinhas gostosas, conhecendo mais de suas alunas e que seja uma pausa rápida, senão ja viu neh?

-Ensine peças que elas usem no dia a dia, e mostre como é importante elas usarem suas peças, incentive elas a mostrarem suas peças e a falarem das suas costurinhas para todo mundo que tiver oportunidade, incentive a tirar fotos e postar, ensine desde cedo que da sim para ganhar dinheiro com algo que elas sentem prazer em fazer.

- Ensine muito mais que costurar, ensine elas a amarem a costura, você vai fazer parte da história de uma criança, o que é mais da hora nisso tudo é isso, ser inesquecível para alguém.

-Comemore sempre todas as costurinhas feitas e ensine suas alunas a comemorem a cada peça pronta, a cada evolução, não despreze pequenas evoluções, toda evolução seja no que for e na idade que for, merece ser celebrada!


-Tire fotos das alunas, das peças prontas e seja sempre agradecida pela oportunidade de poder ensinar e passar para frente nossa arte tão maravilhosa e se divirta muito, mas muito mesmo.

No fim, vai perceber que pode aprender muito mais com elas do que elas com você, afinal, as crianças tem um jeito muito especial em ensinar lições para descomplicar a vida, perceba, nos pequenos gestos!

Bom, por hoje é isso, acho até que escrevi demais.
Me diga, gostou do papo de hoje? 
Não va embora sem comentar, e se possivel, poderia por favor me ajudar compartilhando esse post para ajudar mais pessoas?

E ó, ja estou preparando o próximo post dessa série: Tem criança na costura.

Se precisar de alguma ajuda, tiver duvidas, me conta ai, quem sabe eu possa ajudar?

E se tu leu até o fim, de 4 pulinhos, e manda 3 beijinhos! <3 

Beijosssss

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: